Métodos de Aplicação

IMPORTANTE: a quantidade de SelaTanque a ser aplicada, depende do tipo de solo e profundidade da coluna d'água. Os 2 kg/m2 citados neste video são para solos com mínimo de 60% de argilas com até 1,5 m de profundidade.

Método de Confinamento
  • 100% Eficaz
  • Impermeabilização definitiva
  • Excelente Custo X Benefício
  • Protege o lençol freático

MÉTODO DE CONFINAMENTO

Nesse procedimento, o solo do fundo e paredes do tanque, deve estar sem água, observados os seguintes passos:
1) Rebaixa-se o solo (fundo e paredes) entre 30 a 50 cm para formação do leito. Reserve esse solo rebaixado, para que seja reposto depois da aplicação do SelaTanque
2) Umedece-se e compacta-se vigorosamente o leito.
3) Espalha-se a camada de SelaTanque por toda a extensão do leito rebaixado (fundo e paredes).
4) Recobre-se a camada de SelaTanque com o solo removido na etapa 1 que estava reservado.
5) Umedece-se e compacta-se vigorosamente o solo reposto sobre o SelaTanque. 
6) Começar imediatamente o enchimento de água SEM CAUSAR EROSÃO 

 

BURACOS / ESTRUTURA DO SOLO

SelaTanque NÃO TEM PROPRIEDADE estrutural, ou seja, somente a forma acquagel NÂO é suficiente para tapar buracos com dimensões superiores a 0,25 mm. SelaTanque é método de OCLUSÃO DE POROSIDADE do solo, portanto, buracos de quaisquer naturezas (causados por formigas, cupins, insetos, roedores, aves, etc) devem ser tapados com mistura de solo + SelaTanque, e serem vigorosamente compactados.

IMPORTANTE: a quantidade de SelaTanque a ser aplicada, depende do tipo de solo e profundidade da coluna d'água. Os 2 kg/m2 citados neste vídeo são para solos com mínimo de 60% de argilas com até 1,5 m de profundidade.

Método de Decantação
  • Impermeabilização tópica
  • Alta Eficácia
  • Excelente Custo X Benefício
  • Ideal para tratamentos pontuais

MÉTODO DE DECANTAÇÃO

Este método deve ser aplicado quando o tanque está com água e conhece-se os pontos de vazamento
Basta espalhar o SelaTanque na superfície, na quantidade adequada á profundidade da coluna d'água e o tipo do solo. Ao se decantar e atingir o fundo e as paredes, o SelaTanque é levado pela pressão e peso da água na porosidade do solo, causadores da infiltração e vazamento. Essa ação é 100% eficaz e "sela" todos os canais de vazamento. 

IMPORTANTE
O SelaTanque é 100% seguro para a biodiversidade aquática,  no entanto observe as seguintes instruções:

1) tanques COM PEIXES não jogar o produto em pó, na forma pura. O SelaTanque leva cerca de 24 horas para hidratar-se completamente e transformar-se em acquagel.

PROCEDIMENTO: hidratar o SelaTanque numa caixa d'água ou tambor na proporção de 1 saco de 25 kg de SelaTanque para cada 100 litros d'água. Misturar bem, até desintegrar grumos (pelotas) de SelaTanque. Após 24 horas, aplicar o produto já hidratado no formato de gel (semi-líquido).

 

2) tanques SEM PEIXES
Espalhar o produto em pó diretamente na superfície ao longo das áreas suspeitas. Ao decantar, em 24 h haverá a expansão máxima do produto, que uma vez levado pela pressão da água e gravidade irá bloquear a passagem da água, erradicando as infiltrações e vazamentos.

Importante

O nível d'água do lago/tanque/represa/açude, etc pode baixar durante os primeiros dias após enchimento. Esse fenômeno é explicado por 2 princípios: a) o solo está desidratado e absorve grande volume d'água até que se sature em equilíbrio hidrostático; b) a água é que é responsável por levar as partículas de SelaTanque para dentro da microestrutura do solo até que estas atinjam os mais profundos campos permeáveis. Esse processo é lento e depende do tipo de solo e grau de compactação aplicado durante a construção do mesmo.

Importante é que o nível de água seja o mais alto. Assim que o processo de impermeabilização for concluído não haverá perda por infiltração. A reposição de água, dar-se-á exclusivamente por conta da evaporação.

ESTRUTURA GEOMORFOLÓGICA DO SOLO (CAMADAS SUPERFICIAIS, INFERIORES E NO ENTORNO) DO TANQUE OU AÇUDE ESCAVADO OU REPRESADO

 

O SelaTanque NÃO tem propriedade de alterar a estrutura geológica constitutiva do solo. O SelaTanque é um método de oclusão impermeabilizante, decorrente da formação de acquagel, que impede o fluxo da água pela porosidade dos vazios, existentes no solo. No entanto o peso e movimentação da água sobre a estrutura do solo, proporciona cargas que exigem adequada estabilização do solo. Essa estrutura das diferentes camadas do solo só é possível ser conhecida através de estudos geotécnicos específicos. Fatores adversos presentes no solo tais como:

  • fenômenos naturais (olho d'água, nascentes, vertentes, etc) por conta de processos geológicos em períodos de excesso de chuvas e eras de seca provocam reflexos no nível d'água. Abundância na época das cheias e; Absorção de água na época da estiagem. 

  • canalizações decorrentes do apodrecimento de raízes vegetais

  • micro fissuras no leito, causadas pela movimentação da água que deixam espaços vazios do solo, nem sempre observadas a olho nú,

  • dutos causados por colônias de insetos e animais térreos tais como: formigueiros, cupins, minhocas, mamíferos, etc

  • faixas e zonas de solos rochosos, granulares e arenosos, não-coesos

  • fissuras geológicas causados por tremores que, via de regra, provocam desestruturação de solos

  • contração e descontração de solos, que causam fissuras anômalas

  • presença de calcário quer no solo quer na água, que reagem com outros minerais e colóides provocando macroporos e granulometria do solo

comprometem a eficiência da estabilidade do solo, devendo ser sanadas durante o processo de construção e manutenção do tanque escavado.

© 2019 por Trademark.
Todos os Direitos Reservados.

Rua Aparecido dos Santos, 1237 - Jardim Anhanguera - Jundiaí SP - Brasil - CEP 13.208-405 - Tel. 11 3446 3000 | Whatsapp 11 999 17 3541   Celular 11 97076 9281 - selatanque@duraterra.com.br 

 

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon