top of page

Como ter um tanque ideal para seu espaço

Atualizado: 14 de out.


divisória decorativa com ilustração em escala de cinza de peixe de água doce entre linhas pontilhadas.

Caro(a)s leitores,


Trabalhando há 6 anos com impermeabilização de tanques, venho notando alguns pontos muito interessantes sobre o tamanho do tanque de nossos clientes e gostaria de compartilhar e trazer alguns esclarecimentos para vocês.


Um dos pontos que mais me chama a atenção é a falta de conhecimento geral sobre construções de tanques e o planejamento para alcançar o resultado desejado.


Ter um bom lago artificial ou tanque escavado pode não ser tão simples como achar que basta abrir um “buraco no chão” e encher de água, acreditando que vai dar tudo certo. É aí que surgem muitos imprevistos e problemas inesperados.


Por isso, hoje vou abordar alguns temas e dar dicas para ajudar você a melhorar a qualidade da sua instalação e conseguir ter um tanque ideal para o seu espaço.


Lago feito com SelaTanque em residência

Dicas para fazer um lago da forma correta e ter um tanque ideal para o seu espaço


O tamanho


Na hora de decidir fazer um lago artificial ou tanque escavado, tenha em mente o tamanho disponível para ele dentro da sua propriedade e qual a finalidade desejada para o tanque.


Você quer um lago para criação de peixes, para lazer, um lago ornamental (decorativo), para reservatório de água? Defina bem esse objetivo antes de começar o projeto.


A média nacional de tamanho de tanques varia entre 50m2 e 100m2, mas isso não é uma regra a ser seguida. O tanque tem que ser do tamanho ideal para que você consiga desfrutar os benefícios da melhor maneira possível.


Pode ser tentador, se você tem espaço, querer abrir um tanque enorme. Mas quanto maior o tanque, mais dedicação e tempo você terá que reservar para seu cuidado.


Se for o seu caso e você não tiver tanto conhecimento sobre essa atividade, vale a pena começar com algo menor, mais bem pensado e executado, para somente depois investir em um lago maior ou até mesmo expandir seu tanque.

Afinal, se você consegue desfrutar dessa primeira construção, a chance de sucesso para algo ainda mais grandioso fica muito mais certeira. 

 


Formatos


Tanques escavados podem ter vários formatos e tamanhos: podem ser quadrados, retangulares, circulares ou até mesmo em formas irregulares, orgânicas, que dão aspecto mais natural.



Cada formato tem uma funcionalidade a ser observada ao construir um tanque. Por exemplo, se sua ideia é a criação de peixes (piscicultura), é relevante saber que os peixes se adaptam melhor a um formato que outros: os tanques circulares (redondos) facilitam a circulação da água - o que melhora a oxigenação e a distribuição de nutrientes, além de ajudar a manter a higiene e simplificar a limpeza, por não ter cantos.

 


Angulação das paredes (taludes)


Para qualquer uma das opções de construção, os tanques devem ter um ângulo interno nas paredes de até 45º graus (no máximo), nunca um corte reto, fazendo paredes de 90º.



Isso porque o movimento da água e dos ventos, ao longo do tempo, causam assoreamento do solo se o corte estiver em ângulo reto: a terra lentamente vai desbarrancando, o que gera buracos e fissuras nos taludes, por onde a água começa a infiltrar.


Com o ângulo mais suave, entre 30º e 45º, esse fenômeno não ocorre, pois a pressão da água fica distribuída e o solo é capaz de se manter firme, mesmo com o movimento dos ventos.


Outra dica para evitar esse problema é não construir seu tanque perto de paredões ou morros muito inclinados, pois nesses casos, se houver infiltração nestes locais, será muito difícil realizar uma impermeabilização: eles podem esconder falhas geológicas (galerias subterrâneas, presença de pedras etc.) que causam perda d’água.


Ah! E certifique-se de que o terreno está limpo: sem galhos, folhas, raízes, pedras, árvores grandes plantadas muito próximas. Isso pode prejudicar a retenção de água do seu tanque, causar infiltrações e virar uma dor de cabeça mais para frente.



Custos de manutenção

 

Dependendo do tamanho do seu tanque e quantidade de peixes, é necessário ter um aerador dentro do tanque para manter os peixes oxigenados.


aeradores de pás em tanques de piscicultura

Um dos melhores aeradores para cultivo de peixes é o “Aerador de Pás”: esse tem grande capacidade de circular a água no sentido horizontal, o que faz com que tenha uma alta taxa de incorporação de oxigênio na água. Pode ser usado tanto no cultivo de peixes como de camarões.


Outro custo importante de manutenção de lagos artificiais e tanques escavados é a reposição de água – por mais que o tanque esteja sem perda d’água por vazamentos ou infiltrações, nas épocas secas e quentes a água evapora rapidamente e isso pode ser uma questão, dependendo da região e clima do seu local.


O custo de reposição de água na piscicultura não é um item isolado e depende de vários fatores, como:

  • o tipo de sistema (aberto ou fechado),

  • o volume de água necessário e

  • a disponibilidade de água, que pode ser gratuita (poço, rio) ou paga (serviço de abastecimento). 


Para sistemas de recirculação de água (RAS), que são sistemas fechados, o custo pode ser mais baixo que em sistemas abertos que precisam de reposição constante, apesar de envolver consumo de energia para o tratamento da água.

Tratamento de água para Recirculação
Tratamento de água para Recirculação
Sistema fechado de Aquaponia com cultivo duplo
Sistema fechado de Aquaponia

Caso exista uma nascente ou mina d’água no local, primeiro o proprietário do terreno precisa obter a licença de construção e seguir as diretrizes ambientais para evitar problemas futuro. E não construa o tanque “em cima” da vertente ou da mina d’água, de forma que ela fique dentro do tanque.

Neste caso, canalize a água da mina e construa o tanque em outro ponto do terreno para que ela possa servir como fonte de abastecimento. Isso porque as minas d’água são pontos de afloramento de água do lençol freático, que sobem e descem de acordo com a estação e pressão do volume de águas no solo - não tem força ou estabilidade para manter o nível da água se estiver dentro do tanque.

 


Alimentação e Nutrição


Quando se planeja a instalação de um lago ou tanque escavado, é necessário pensar na alimentação dos animais e/ou da nutrição das plantas e espécies vegetais (tanto das aquáticas quanto as marginais) que você pretende cultivar para ter um lago sempre bonito e saudável.


Leve em consideração os alimentos e nutrientes mais adequados, as quantidades consumidas, a frequência, quem vai realizar essa atividade etc. Pesquise bastante sobre as espécies que deseja cultivar e planeje com atenção como será feita essa manutenção que é vital para alcançar seu objetivo.


Como já dissemos aqui, para o sucesso do seu projeto é preciso dedicação e tempo para os cuidados.


 

Lonas e geomembranas: manutenção constante


Caso opte pela impermeabilização com lona ou geomembrana, tenha em mente que haverá necessidade constante de limpeza nos tanques, independente do tamanho e profundidade.


Essa limpeza se faz necessária para pois esses materiais não são biocompatíveis, ou seja, há um excesso de formação de lodo, algas, acúmulo de matéria orgânica e bactérias, que podem prejudicar a saúde dos animais e plantas cultivadas.



Nesses casos a água dever ser retirada totalmente, remover todos os acúmulos e impurezas e então utilizar produtos adequados para higienização completa do material plástico.  

 

Se você quiser evitar essa mão de obra da manutenção exigida pelo uso das lonas em lagos e tanques escavados, o SelaTanque é uma alternativa 100% Natural para vedar o solo, por isso, não exige manutenções de limpeza. A tecnologia sustentável do SelaTanque é composta de argilas expansivas que conseguem penetrar e preencher todos os macro e micro poros presentes no solo, bloqueando totalmente a passagem da água para a terra.


Além disso, sua aplicação é definitiva: o SelaTanque se une ao solo de forma permanente e não se degrada com o tempo - não fura, não trinca, não rasga e não descola.


Ou seja, uma vez que seu tanque esteja selado com o SelaTanque, você nunca mais terá que esvaziá-lo. Sem dor de cabeça com manutenção ou problemas de infiltrações e vazamentos definitivamente!

 

Visite nosso site e conheça tudo sobre a tecnologia do SelaTanque:




Logomarca do SelaTanque. Todos os direitos reservados

1 comentário

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Marcos
15 de out.
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Artigo muito completo. Obrigado pelas dicas muita coisa q eu não sabia Parabens. conteudo show 👏👏👏

Curtir
bottom of page