Os 5 erros mais comuns na hora de fazer um lago artificial
- Naná Legieri

- 9 de ago.
- 6 min de leitura

Muitas pessoas acreditam que para ter um lago, basta escavar um buraco no solo e começar a enchê-lo d’água, e nem imaginam as dificuldades que podem surgir se a obra for feita sem o mínimo conhecimento técnico sobre o assunto.
Separamos uma lista dos 5 erros mais frequentes ao fazer um lago artificial ou tanque escavado que atendemos aqui no SelaTanque. Confira a seguir:


Quando se pensa em escavar um lago artificial, um tanque ou açude – seja para lazer, criação de animais, paisagismo ou mesmo cultivo profissional – podemos achar que é uma tarefa fácil e sem segredos e, por isso, é muito comum ocorrerem diversos erros no projeto e, como consequência, enfrentar problemas e imprevistos que impossibilitam o enchimento do tanque.
Se você deseja fazer esse tipo de obra, é sempre recomendado consultar um técnico ou engenheiro da área para ter certeza de que seu projeto está correto e vai alcançar o objetivo esperado.
Mas é, sim, possível fazer a obra sem mão de obra especializada, ou mesmo colocando a mão na massa, no estilo “faça você mesmo”.
Com os conhecimentos necessários, você pode realizar seu sonho e construir seu lago, tanque ou açude na sua propriedade sem muitas dificuldades. Os processos são simples, apesar de exigirem algumas ferramentas mais pesadas para o trabalho, portanto é importante estar preparado para alguns dias ou semanas de serviço.
Pensando em ajudar você nessa tarefa, nós aqui do SelaTanque, preparamos uma lista com os 5 erros mais comuns que as pessoas cometem na hora de fazer um lago artificial ou tanque escavado, para que você possa identificar se cometeu algum deles ou evitar que eles ocorram na sua obra. Veja a seguir quais são eles:

1. Paredes em ângulo reto ou muito inclinadas.
Esse é o erro mais comum cometido na escavação do tanque e um dos que mais causam a perda d’água:
Pode até ser que você consiga encher o tanque e, por um tempo segurar a água. Mas, por uma questão de hidrostática, ocorre a erosão do solo nas paredes do tanque – o movimento da água (pela ação dos ventos ou dos animais) lentamente desgasta e corrói o solo, causando fissuras, trincas e desbarrancamento das bordas. Logo começam os vazamentos e infiltrações no tanque, e ele começa a esvaziar.
Neste caso, é necessário corrigir o ângulo dos taludes para que esse processo pare de ocorrer e para que seja possível impermeabilizar o tanque.
O ângulo correto para a escavação de tanques e lagos é de 30° entre o fundo e as paredes, portanto é obrigatório chegar o mais próximo possível deste grau de inclinação. Veja as ilustrações a seguir:
Além de eliminar o problema da erosão do solo nos taludes, essa angulação possui outras vantagens:
Segurança – em caso de acidentes de queda de pessoas ou animais dentro do tanque, é mais fácil retirar, prestar socorro e sair do açude.
Saúde dos peixes – os peixes têm a necessidade de nadar em águas rasas para ter contato com a luz solar, ou seja, proporciona uma vida mais saudável para estes animais.

2. Não compactar o solo
Outro erro muito comum na implantação de lagos artificiais e tanques escavados é não compactar o solo adequadamente.
É obrigatório compactar o solo onde a água será represada pois o solo é uma matriz permeável, tendo gases (como o ar) ocupando os vazios existentes em seus poros.
Ao realizar a compactação do local, há uma redução significativa desses poros, diminuindo a proporção dos gases presentes no solo, o que faz com que fique menos permeável e infiltre menos água.
Todo solo de áreas alagadas tem que ser vigorosamente compactado com compactadores profissionais.
Tratores, especialmente de esteira, tem baixíssima capacidade de compactação. Todo seu peso fica distribuído sobre as esteiras que não transferem qualquer efeito de compactação ao solo.
Tratores de pneus devem estar com a pressão máxima para poder exercer algum ganho de compactação.
Os melhores compactadores para solos de tanques escavados são: rolos pé de carneiro; compactadores manuais a gasolina (sapo-mecânico); bob-cat com pneus maciços.

3. Deixar buracos de animais no tanque
Quando escavamos a terra, podemos nos deparar com pequenos buracos causados por animais. Olhando por fora, eles parecem muito pequenos e não damos muita importância devido ao seu tamanho (como os buracos de formigas, por exemplo), acreditando que não causarão grandes problemas na realização da obra.
É um engano dos mais graves, pois estes buracos aparentemente pequenos podem levar a grandes galerias, que se estendem por centenas de metros, ou tocas enormes; e só vamos nos dar conta do tamanho do problema quando a água alcançar estes pontos, pois estes buracos são canais por onde toda a água vai embora.
Se este problema estiver associado ainda à falta de compactação do local, torna-se impossível encher este tanque. É necessário fazer uma reforma para sanar estes problemas.
Portanto, ao escavar o tanque, é importante procurar e estar atento aos buracos que surgem na terra. Se encontrar um ou mais, você precisará eliminá-lo antes de seguir com a obra.
Aqui no SelaTanque temos um protocolo de Tratamento de Buracos, com o passo a passo em vídeo, mostrando como fazer para solucionar esse empecilho. Você pode conferir clicando aqui.

4. Mina d’Água, Nascentes e Vertentes dentro do tanque
Uma coisa que pode parecer natural quando se tem uma Mina d’água ou Vertente em sua propriedade, é construir o tanque justamente em cima dela, afinal, se ali verte água, vai encher seu tanque sozinho, certo?
Errado! Minas, Vertentes ou Olhos D'água são ocorrências naturais, pontos de "respiro" do lençol freático.
Nestes locais, na época de cheia, a pressão da água aumenta e o tanque até enche um pouco. Quando o tanque está cheio, a pressão da água fica negativa, e a água desce novamente para o lençol freático neste ponto.
Ou seja, não há estabilidade alguma no volume de água, o tanque vai encher e esvaziar sempre. E não é possível vedar, selar ou impermeabilizar este tanque com nenhum método, nem mesmo é recomendado.
Para solucionar este problema, o ideal é canalizar a água da mina e construir o tanque em outro ponto do terreno. Assim você permite que a água esteja sempre minando do lençol freático para dentro do seu tanque e que não volte para ele quando estiver cheio.
E, claro, é obrigatório impermeabilizar o tanque, pois neste tipo de terreno o solo é extremamente poroso e permeável, o que causa infiltrações da água do tanque, levando a perda d’água.

5. Não selar o solo ou escolher métodos ineficazes
Este é o maior erro cometido na hora de escavar o tanque!
É muito comum as pessoas sequer pensarem que precisam selar, vedar ou impermeabilizar o solo ao decidir escavar um tanque ou lago artificial. Ou ainda, por falta de conhecimento, utilizam materiais e técnicas inadequados para essa finalidade, por vezes dificultando a resolução do problema quando ele surge.
A imensa maioria dos tanques escavados em solos permeáveis apresentam infiltrações e vazamentos, causando a perda d’água, pois as características naturais do solo geram esse efeito. Portanto é necessário fazer a selagem para garantir que o projeto atinja o resultado ideal: um tanque cheio, perfeito!
Na tentativa de vedar o solo sem as informações corretas (ou ainda pior, seguindo crendices populares), muitas pessoas cometem erros graves em seus tanques. Vejamos algumas delas:
Usar Cimento – Engano bastante comum, você pode pensar que o cimento vai segurar a água na terra, no entanto, o cimento por si só, não tem propriedade impermeabilizante ou selante, principalmente quando é aplicado diretamente no solo. Ao longo do tempo, abrem-se trincas, rachaduras e fissuras, pois o cimento ou concreto puro, sem revestimento cerâmico, por exemplo, não é destinado a represar água.
Esterco de Animais – Este é, provavelmente, o pior erro que se pode cometer ao tentar selar seu tanque. Essa prática contamina biologicamente a água, o solo e os peixes, além de ter baixíssima eficácia.O esterco é composto de matéria orgânica que se decompõe ao longo do tempo. Por ser fibroso, torna o solo ainda mais permeável, piorando os vazamentos e infiltrações!Para resolver este problema, é necessário esvaziar completamente o tanque e remover todo o lodo com esterco, para só então fazer a impermeabilização adequada.
É importante escolher métodos que realmente funcionem, principalmente a longo prazo, que sejam testados, aprovados e recomendados por profissionais.
O SelaTanque é um geocomposto 100% natural com fórmula exclusiva, desenvolvido especialmente para eliminar vazamentos e infiltrações em tanques escavados para Piscicultura, Lagos Artificiais, Açudes, Reservatórios e Represas!
✅ SelaTanque é 100% eficaz para selar TODOS OS TIPOS DE SOLO!
✅ Aplicação SIMPLES e DEFINITIVA
✅ Não requer manutenção de limpeza ou reaplicação!
✅ Não rasga, não fura, não descola, não trinca.
✅ Totalmente saudável para a vida animal e vegetal!
Visite nosso site e saiba tudo sobre o SelaTanque:






Comentários